Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Oxalis paranaensis Lourteig CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 29-05-2012

Criterio: B2ab(iii,iv)

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Oxalis paranaensis é endêmica do Brasil, restrita ao bioma Mata Atlântica; ocorre em Floresta Ombrófila Mista, no Estado do Paraná, onde resta apenas 1% de sua cobertura florestal original. Encontrada nos municípios de São José dos Pinhais e Piraquara, habita áreas brejosas nos Campos de Altitude. Apresenta EOO de 151,18 km² e AOO de 12 km², e não está protegida por nenhuma unidade de conservação (SNUC). Sua EOO sofre intensa pressão da extração madeireira, queimadas, invasão de espécies exóticas através de culturas agrícolas ou florestais, expansão urbana, além da ocupação de terras por movimentos sociais. Pouco representada em coleções científicas, e raras coletas recentes, a espécie foi considerada "Em perigo" (CR), o que demanda investimento em pesquisa científica e em esforços de coleta a fim de certificar a existência de subpopulações, considerando a viabilidade populacional e sua proteção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Oxalis paranaensis Lourteig;

Família: Oxalidaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Bradea 7(2): 310 (2000).

Distribuição

Endêmica do Estado do Paraná (Abreu; Fiaschi, 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por subarbustos, terrícolas(Abreu; Fiaschi, 2012).

Ameaças

1.3.3 Wood
Severidade very high
Detalhes AFloresta Ombrófila Mista (FOM) ocupava, no Paraná, uma extensão de 73.780 Km²,recobrindo cerca de 37% da superfície desse Estado e abrigandouma grande diversidade de espécies. Porém, desde o século XVIII, vem sofrendointensa devastação, que se acentuou no começo do século passado até a década desessenta. Atualmente, somando-se os três Estados do Sul, restam cerca de 10% deflorestas manejadas a cerca de 2% de florestas originais dessa fitofisionomia. No estado do Paraná resta apenas1% de composições da FOM em estágio avançado. Dentre as principais ameaças aesta formação, estes autores citam: a extração de madeira, as queimadas, asubstituição da flora original pelo plantio de espécies exóticas (culturasagrícolas ou florestais), a pressão urbana e a ocupação de terras pormovimentos sociais (Dias; Mikich, 2006).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade very high
Detalhes Nos municípios de ocorrência da espécie, São José dos Pinhais e Piraquara, no Estado do Paraná, remanescem apenas 30,2% e 24,2%, respectivamente, de cobertura original de Mata Atlântica (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Aespécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de2008 (MMA, 2008) sendo considerada oficialmente ameaçada de extinção. Foiconsiderada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida pelaFundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

Referências

- ABREU, M.C.; FIASCHI, P. Oxalis paranaensis in Oxalis (Oxalidaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB012481>.

- ABREU, M.C.; FIASCHI, P. Oxalidaceae. In: STEHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.404-405, 2009.

- DIAS, M.; MIKICH, S.B. Levantamento e Conservação da Mastofauna em um Remanescente de Floresta Ombrófila Mista, Paraná, Brasil., Boletim de Pesquisa Florestal, n.52, p.61-78, 2006.

- FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA; INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica: Período 2008-2010. 2011. 122 p.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

Como citar

CNCFlora. Oxalis paranaensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Oxalis paranaensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 29/05/2012 - 20:10:29